As entidades intervenientes no projeto Therapy 2.0 desenvolveram este curso de formação com o objetivo de auxiliar os orientadores, conselheiros e terapeutas na compreensão dos diferentes modos de utilizar as tecnologias no processo de aconselhamento e terapia. As intervenções digitais oferecem inúmeros benefícios, não só para orientadores, conselheiros e terapeutas , mas também para os clientes e pacientes. Estes módulos de formação alertá-lo-ão para esses benefícios e apoiá-lo-ão no processo de tomada de decisão, caso os utilize como ferramenta de suporte.
Pode utilizar estes módulos como uma ferramenta de auto-aprendizagem ou como matéria para um seminário entre colegas.
Apesar de tudo, o aconselhamento / terapia online pode não ser o método mais apropriado para alguns clients/pacientes, seja por estes não se sentirem à vontade com as novas tecnologias, seja por estarem a atravessar uma crise profunda. Em casos de crise profunda, uma primeira consulta de aconselhamento online pode revelar-se útil para analisar a situação e decidir quais os próximos passos a seguir
Estes módulos de formação visam sensibilizar para o potencial das interações online no aconselhamento e processos terapêuticos. Os conhecimentos adquiridos na formação podem ser aplicados de imediato na prática de aconselhamento e de terapia.
Para exemplos de boas práticas e linhas orientadoras detalhadas, visite o site do projeto Therapy2.0 : www.ecouncelling4youth.eu
Este módulo destina-se a orientadores, conselheiros e terapeutas, e debruça-se sobre o modo como estes profissionais podem tirar partido das ferramentas de informação otimizadas pela tecnologia, tais como websites e outros elementos da Web 2.0 (formulários, calendários, blogs, etc.), bem como de ferramentas de comunicação, tais como aplicações e serviços de conversação por vídeo ou por voz, de modo a comunicarem online com os seus clientes de forma segura, respeitando a sua privacidade e protegendo os seus dados, para todas as necessidades e em todas as atividades profissionais do dia-a-dia.
São também fornecidas informações acerca de outros locais onde poderá encontrar mais informação sobre estes tópicos, nomeadamente na Internet.
Este módulo debruça-se sobre as competências técnicas que os orientadores, conselheiros e terapeutas devem possuir se quiserem prestar serviços online e comunicar com os seus clientes através de ferramentas de comunicação, tais como o website, o e-mail, a conversação por voz ou video, e a teleconferência.
The European Commission support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the contents which reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein