As entidades intervenientes no projeto Therapy 2.0 desenvolveram este curso de formação com o objetivo de auxiliar os orientadores, conselheiros e terapeutas na compreensão dos diferentes modos de utilizar as tecnologias no processo de aconselhamento e terapia. As intervenções digitais oferecem inúmeros benefícios, não só para orientadores, conselheiros e terapeutas , mas também para os clientes e pacientes. Estes módulos de formação alertá-lo-ão para esses benefícios e apoiá-lo-ão no processo de tomada de decisão, caso os utilize como ferramenta de suporte.
Pode utilizar estes módulos como uma ferramenta de auto-aprendizagem ou como matéria para um seminário entre colegas.
Apesar de tudo, o aconselhamento / terapia online pode não ser o método mais apropriado para alguns clients/pacientes, seja por estes não se sentirem à vontade com as novas tecnologias, seja por estarem a atravessar uma crise profunda. Em casos de crise profunda, uma primeira consulta de aconselhamento online pode revelar-se útil para analisar a situação e decidir quais os próximos passos a seguir
Estes módulos de formação visam sensibilizar para o potencial das interações online no aconselhamento e processos terapêuticos. Os conhecimentos adquiridos na formação podem ser aplicados de imediato na prática de aconselhamento e de terapia.
Para exemplos de boas práticas e linhas orientadoras detalhadas, visite o site do projeto Therapy2.0 : www.ecouncelling4youth.eu
Este módulo destina-se a orientadores, conselheiros e terapeutas, e debruça-se sobre o modo como estes profissionais podem tirar partido das ferramentas de informação otimizadas pela tecnologia, tais como websites e outros elementos da Web 2.0 (formulários, calendários, blogs, etc.), bem como de ferramentas de comunicação, tais como aplicações e serviços de conversação por vídeo ou por voz, de modo a comunicarem online com os seus clientes de forma segura, respeitando a sua privacidade e protegendo os seus dados, para todas as necessidades e em todas as atividades profissionais do dia-a-dia.
São também fornecidas informações acerca de outros locais onde poderá encontrar mais informação sobre estes tópicos, nomeadamente na Internet.
Este módulo debruça-se sobre as competências técnicas que os orientadores, conselheiros e terapeutas devem possuir se quiserem prestar serviços online e comunicar com os seus clientes através de ferramentas de comunicação, tais como o website, o e-mail, a conversação por voz ou video, e a teleconferência.
O apoio da Comissão Europeia para a produção desta publicação não constitui uma garantia relativamente ao conteúdo da mesma, que reflete exclusivamente as perspetivas dos autores. A Comissão Europeia não pode ser responsabilizada pelo uso das informações aqui contidas